“Casa Quente p’rá Nossa Gente”

Na maior parte das casas da nossa freguesia a lenha é o único meio de aquecimento. É habitual, por isso, que quem possui matas, pinhais, soutos ou outros terrenos arborizados, trate atempadamente de guardar a lenha para o inverno. Este, como se sabe, é longo por estas paragens. Resistir ao frio, por cá, corresponde a uma lareira acesa quase todo o dia. Mas, para aqueles que vivem apenas com 280 ou 300€ por mês, comprar lenha é uma opção entre viver com fome ou com frio.

Conscientes desta realidade que afeta alguns lares da nossa freguesia, conscientes também de que não podemos atender a todos mas que devemos proteger os mais carenciados economicamente e fragilizados em termos físicos, resolvemos aproveitar os meios humanos que atualmente temos ao nosso dispor e contribuir para minimizar de alguma forma esta situação.

 Assim, os funcionários desta Junta estão a limpar os baldios cortando árvores caídas ou secas que carram para um lugar recolhido onde, posteriormente, em dias de chuva, racham para ser dada àqueles que demonstrem ser verdadeiramente carenciados.

Esta campanha, lançada pela Junta de Freguesia, Destina-se, assim, a apoiar:

  • Idosos com reformas mínimas de sobrevivência e que não possuam propriedades onde possam cortar lenha;
  •  Idosos em situação de dependência comprovada;
  • Outros grupos etários que estejam temporariamente fragilizados económica ou fisicamente.